Topo

Rafael Reis

Virada do Bayern impede “ressurreição” de Hernanes na Juventus

Rafael Reis

17/03/2016 06h00

A derrota de virada por 4 a 2 da Juventus ante o Bayern de Munique, na quarta, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, foi especialmente dolorosa para Hernanes.

A eliminação da equipe italiana, que chegou a estar vencendo por 2 a 0 e estava classificada até os 45 min do segundo tempo, impediu que o meia brasileiro tivesse sua primeira redenção no clube.

Contratado em agosto como reposição para a saída de Andrea Pirlo, que foi para o futebol dos EUA, o ex-jogador do São Paulo é uma das decepções juventinas na temporada. Mas foi titular contra o Bayern devido à lesão de Marchisio.

Hernanes

Em sua 20ª partida com a camisa da Juve (em 41 apresentações do clube desde sua chegada), não se destacou positiva e nem negativamente. Teve uma atuação OK. Mas que seria suficiente para melhorar um pouco sua imagem em Turim no caso da classificação.

Mas como o resultado positivo não veio, entenda por que Hernanes ainda não vingou na Juventus:

1 – Qual é a posição?
Atualmente, Hernanes tem feito a mesma função que era de Pirlo: primeiro volante responsável pela saída de bola. Mas o brasileiro não foi efetivado pelo técnico Massimiliano Allegri nessa posição logo que chegou e rodou demais. Foi segundo volante, jogou logo atrás dos atacantes e até pelos lados do campo.

2 – Seca de gols
O meia sempre teve como uma de suas principais virtudes as finalizações de média e longa distância. Mas essa qualidade desapareceu na Juventus. Desde que chegou à Itália, em 2010, Hernanes nunca viveu um jejum de gols tão grande. A última vez que ele balançou as redes foi dez meses atrás, em maio, na vitória por 2 a 1 da Inter de Milão, seu time anterior, sobre a Lazio.

3 – Expulsão inapropriada
O brasileiro desperdiçou uma das chances que recebeu como titular na Liga dos Campeões ao ser expulso contra o Borussia Mönchengladbach. Jogando com um a menos por 40 minutos, a Juventus só empatou com o time alemão, resultado que a tirou da liderança do grupo. Se tivesse ficado em primeira da sua chave, a equipe não teria cruzado com o Bayern nas oitavas.

4 – Lesão na hora errada
Quando ainda estava com seu status indefinido na Juventus e se alternava entre o time titular e o reserva, Hernanes sofreu uma lesão muscular que o deixou afastado dos gramados por um mês. Quando voltou, foi direto para o banco, de onde não saiu mais (só começou partidas devido a desfalques ou para dar descanso aos titulares).

5 – Polêmica pré-chegada
Antes mesmo de jogar, o brasileiro já vinha sendo criticado pela torcida em Turim. Tudo porque logo que foi contratado pela Inter de Milão, em 2014, ele havia dito que havia escolhido aquele clube porque "nunca havia sido rebaixado" e "nem se envolvido em escândalos". A Juve caiu para a Série B do Italiano em 2006 devido ao envolvimento em um esquema de manipulação de resultados envolvendo a árbitros de futebol.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Eles ficam sem contrato em julho e podem reforçar seu time no 2º semestre
– Um título a cada 4 meses. Tá ruim a média de David Luiz?
– Nerd e crítico: conheça o único técnico brasileiro na elite da Europa
– Dante dispara: "Quando ganhei tudo, ninguém fez piada comigo"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.