Topo

Rafael Reis

Um título a cada 4 meses. Tá ruim a média de David Luiz?

Rafael Reis

14/03/2016 15h45

A conquista do Campeonato Francês, com incríveis oito rodadas de antecedência, depois da goleada por 9 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Troyes, no domingo, já pode ser considerado algo rotineiro para David Luiz.

Nos últimos quatro anos, pouca gente no mundo do futebol levantou tantos troféus quanto o zagueiro cabeludo brasileiro.

Desde maio de 2012, o beque venceu uma Copa da Inglaterra, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa (Chelsea), dois Campeonatos Franceses, uma Copa da França, uma Copa da Liga Francesa e dois Troféus dos Campeões (PSG).

David Luiz

Ainda venceu a Copa das Confederações de 2013 e o Superclássico das Américas de 2014 com a seleção.

São 11 títulos em um período de apenas 46 meses. Isso significa uma nova medalha de campeão em sua coleção a cada pouco mais de quatro meses.

E o camisa 32 do PSG ainda pode engordar essa conta nos próximos meses. O time azul está na final da Copa da Liga, na semi da Copa da França e segue vivo na disputa do título inédito da Liga dos Campeões.

A galeria de taças levantadas pelo zagueiro no último quadriênio só não está mais completa devido à derrota do Chelsea para o Corinthians no Mundial de Clubes-2012 e aos fracassos do defensor com a camisa da seleção.

David Luiz foi um dos jogadores mais questionados depois da goleada por 7 a 1 sofrida contra a Alemanha na semifinal da Copa-2014.

As falhas de posicionamento decorrentes da sua busca frequente pelo ataque e o preciosismo em alguns lances chegaram a colocar seu futuro na seleção em dúvida.

Apesar das frequentes críticas, amplificadas após o fiasco na Copa América, o zagueiro do PSG continua não apenas sendo convocado por Dunga, como titular do miolo de zaga da equipe nacional.

Ele deve ser visto novamente com a camisa amarelinha nas partidas contra Uruguai (dia 25) e Paraguai (29), pelas eliminatórias da Copa-2018.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Nerd e crítico: conheça o único técnico brasileiro na elite da Europa
– Dante dispara: "Quando ganhei tudo, ninguém fez piada comigo"
– O que fez Kaká pensar que tiraria papel de Neymar como melhor do mundo
– Parece até mentira: Chinês começa com menos brasileiros que antes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.