Topo

Rafael Reis

Nerd e crítico: conheça o único técnico brasileiro na elite da Europa

Rafael Reis

10/03/2016 06h00

"Estamos pagando um pouco o preço do que acontecia antigamente no Brasil. Não havia tantos cursos por aí e a qualidade dos nossos treinadores no aspecto tático era um pouco menor mesmo."

Foi essa a reação de Fabiano Soares, 49, ao ser informado pela reportagem que ele é o único técnico brasileiro no comando de um time de primeira divisão de uma liga nacional relevante na Europa.

À frente do Estoril Praia, clube de propriedade da empresa brasileira de marketing esportivo Traffic e oitavo colocado no Campeonato Português, o técnico carioca nunca trabalhou em sua terra natal.

Toda sua formação como treinador aconteceu bem longe de casa, na Espanha.

Formado pelo Botafogo, Fabiano passou a maior parte da carreira como lateral esquerdo defendendo o Celta de Vigo e o Compostela. E foi lá que surgiu a oportunidade de ingressar em uma nova profissão.

Fabiano Soares

"A Federação Espanhola estava oferecendo um curso para jogadores da primeira divisão que queriam ser treinadores, e eu me inscrevi. Jogador acha que sabe tudo, mas não tem formação nenhuma. Você precisa estudar, participar de vários cursos. E foi o que eu fiz."

A rotina de estudos foi sendo intercalada com os primeiros empregos na nova profissão. Fabiano dirigiu a equipe juvenil do Bergantiños e trabalhou nas terceira e quarta divisões espanholas com o Compostela e o Estradense.

Em 2011, foi convidado a trabalhar como auxiliar no Estoril. E assumiu o cargo de treinador do time principal há um ano.

Assumidamente nerd, Fabiano faz todos os cursos para técnico que pode. E é justamente desses encontros que vem sua esperança de uma melhora no nível técnico dos profissionais brasileiros.

"Em julho, por exemplo, fui a um curso da Uefa e encontrei o Mano Menezes. A situação dos treinadores brasileiros está melhorando, eles estão cada vez mais capacitados. A CBF está orientando a formação profissional deles. Espero conseguir abrir a porta da Europa para eles."

A pouca presença de treinadores brasileiros na Europa contrasta com o sucesso dos argentinos no Velho Continente.

O Atlético de Madrid, vice continental duas temporadas atrás, era e é dirigido por Diego Simeone. O Tottenham, atual segundo colocado no Inglês, tem Mauricio Pochettino no banco de reservas. E Tata Martino, hoje na seleção, trabalhou no Barcelona em 2013/14.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que Fabiano pretende ajudar outros brasileiros a se estabelecerem na Europa, ele também deseja não desenvolver sua carreira exclusivamente no Velho Continente.

Seu grande desejo é voltar para casa e enfrentar as dificuldades de ser treinador por aqui.

"Todo mundo diz que é uma loucura trabalhar como técnico no Brasil, mas eu quero, sonho com isso. Gostaria de sentir essa pressão que todos falam e treinar um time só jogadores brasileiros."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Dante dispara: "Quando ganhei tudo, ninguém fez piada comigo"
– O que fez Kaká pensar que tiraria papel de Neymar como melhor do mundo
– Parece até mentira: Chinês começa com menos brasileiros que antes
– Neymar é melhor e mais decisivo em mata-matas do que em pontos corridos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.