Topo

Rafael Reis

TV brasileira mostra mais Augsburg, Braga e Huracán que Santos

Rafael Reis

01/03/2016 06h00

O que Augsburg, Braga, Independiente Santa Fé, Sunderland, Huracán e River Plate do Uruguai têm em comum?

Todos eles tiveram mais jogos transmitidos ao vivo pela TV brasileira (com exceção do pay-per-view) no mês passado que o Santos, um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do país.

Levantamento feito pelo blog com as grades de programação das emissoras abertas e fechadas que transmitem futebol no Brasil mostra que o time de Lucas Lima e Ricardo Oliveira teve apenas duas partidas exibidas em fevereiro.

A vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 3, pelo Campeonato Paulista, foi transmitida pela Band (a Globo preferiu exibir o São Paulo na Libertadores). Já a derrota por 2 a 0 para o Red Bull Brasil, no último domingo, passou no SporTV.

Os outros quatro jogos da equipe alvinegra no mês, inclusive o empate sem gols no clássico com o Palmeiras, só puderam ser vistos por quem assina pacotes de PPV.

Santos

O pequeno número de partidas transmitidas do Santos contrasta com a farta exibição de jogos de equipes de segundo ou terceiro escalão da Europa e de times que também estão longe da elite da América do Sul.

Todas as equipes citadas no primeiro parágrafo tiveram três ou quatro transmissões ao vivo na TV brasileira ao longo de fevereiro.

A pouca aparição do Santos na TV é constantemente criticada por torcedores alvinegros, que há tempos elegeram a Rede Globo como uma de suas inimigas.

Não à toa, o clube da Vila Belmiro já está apalavrada para vender dos direitos de transmissão em TV fechada dos seus jogos no Campeonato Brasileiro a partir de 2019 para uma outra emissora, o Esporte Interativo.

Entre os grandes do estado de São Paulo, o Santos é o que menos têm tido partidas exibidas pela TV. Mas mesmo seus rivais aparecem menos nas telas brasileiras que os maiores clubes da Europa.

Enquanto o Palmeiras teve cinco jogos exibidos em fevereiro e São Paulo e Corinthians, quatro, Liverpool e Paris Saint-Germain foram mostrados pela TV sete vezes cada no mês passado.

O líder do Campeonato Francês e a tradicional equipe inglesa, aliás, foram as equipes com o maior número de partidas mostradas para o território brasileiro.

E há quem não entenda por que há cada vez mais crianças deixando de torcer para times brasileiros e preferindo clubes europeus…

RANKING DE TRANSMISSÕES AO VIVO (FEVEREIRO/2016)*

1º – Liverpool
Paris Saint-Germain – 7 partidas
3º – Barcelona
Bayern de Munique
Borussia Dortmund
Chelsea
Juventus
Manchester City
Manchester United
Tottenham – 6 partidas

*Jogos exibidos para o estado de São Paulo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.