Topo

Rafael Reis

Conto de fadas: teen do United 'namorou' o City e virou astro em 4 dias

Rafael Reis

29/02/2016 06h00

Você já ouviu falar de Marcus Rashford?

Até quinta-feira apenas os torcedores mais fanáticos do Manchester United, aqueles que sabem tudo que se passa até nas categorias de base do clube, responderiam positivamente a essa pergunta.

Mas, desde o meio da semana passada, esse garoto de 18 anos se transformou na nova sensação do futebol inglês.

Foram quatro gols e uma assistências em seus dois primeiros jogos como profissional, com direito a uma exibição de gala e decisiva no clássico contra o Arsenal.

Natural de Manchester e torcedor do United desde a infância, Rashford quase foi parar no outro gigante da cidade, o City, antes de assinar com os Red Devils.

Rashford

Segundo o "Guardian", o City chegou ao atacante, que defendia um pequeno clube chamado Fletcher Moss Rangers, antes do United, mas se surpreendeu com a estatura do garoto e resolveu não completar a transferência por achá-lo pequeno demais.

Outro jornal inglês, o "Daily Mail", conta uma versão diferente da história. De acordo com a publicação, Rashford fez treinos nos dois clubes, mas preferiu ficar na equipe vermelha por ter gostado mais dos métodos de trabalho da base do United.

Escolha feita, e o atacante rumou para seu time de infância. Apesar de ter feito 13 gols pelo time sub-18 na temporada passada, ele passou longe de ser um fenômeno nos times inferiores dos Red Devils.

Tanto que foi chamado sem nenhum alarde para completar o banco de reservas na partida contra o Midtjylland, na última quinta, pela primeira rodada de mata-matas da Liga Europa, devido aos inúmeros desfalques no elencos.

E foi aí que sua história passou a ser digna de um conto de fadas.

Durante o aquecimento, o francês Martial, que seria o comandante do ataque do United contra os dinamarqueses, sentiu uma contusão. O técnico Louis van Gaal se viu então obrigado a escalar o garoto.

E ele aproveitou a oportunidade como nem o torcedor mais otimista poderia supor. Marcou duas vezes na goleada por 5 a 1, colocou seu time na próxima fase e, de quebra, tornou-se o jogador mais jovem do clube a balançar as redes em uma competição continental, quebrando recorde de ninguém menos que George Best.

Três dias depois, Rashford teve outras atuação histórica e viu seu nome se transformar em mania na Inglaterra.

No clássico contra o Arsenal, foi mais uma vez titular e decisivo. Fez os dois primeiros gols e deu passe para Ander Herrera marcar o terceiro na vitória por 3 a 2 sobre os Gunners. Ao ser substituído, deixou o gramado do Old Trafford ovacionado.

De quebra, quebrou outro recorde de precocidade. Nunca um jogador tão novo havia marcado no clássico em jogos da Premier League.

A atuação contra o Arsenal repercutiu no mundo inteiro. Durante a partida, o nome de Rashford praticamente não saiu da lista de assuntos mais comentados no Brasil do Twitter, por exemplo.

Evidentemente, é cedo demais para tratar o atacante como um futuro astro do futebol mundial ou mesmo uma opção para a seleção inglesa.

Mas Rashford já fez em quatro dias mais do que muitos jogadores fazem na carreira inteira. Conseguiu com que o mundo do futebol saiba quem ele é e aguarde ansiosamente pelos seus próximos passos.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.