Topo

Rafael Reis

Torcedores: Fiascos do Vasco fizeram Leonardo se aproximar da Juventus

Rafael Reis

28/02/2016 07h40

O professor de italiano e tradutor carioca Leonardo Theml, 26, não tem vergonha de admitir: graças aos seguidos fracassos dentro de campo do Vasco, ele cada vez dedica mais tempo e atenção à Juventus.

É aquele que originalmente era seu segundo time que têm suprido sua necessidade de títulos e sorrisos ligados ao futebol.

"Como o Vasco está em uma situação complicada, agora eu acompanho mais a Juventus. Sigo todos os jogos, compro pelo menos uma camisa por ano e coloquei o hino da Juve como toque do meu celular", diz.

Leonardo

O interesse pela "Vecchia Signora", atual tetracampeã italiana e vice europeia, vem do início da adolescência. Tempos em que Davids e Zidane o convenceram que cabia mais uma equipe em seu coração vascaíno.

"Comecei a estudar italiano muito novo, quando estava na quinta série. Sempre me interessei demais pela cultura italiana e, consequentemente, pelo futebol de lá. Por isso, a Juventus chamou minha atenção."

Curiosamente, a descoberta de que aquilo se tratava se uma paixão não veio em um momento de alta. Mas sim quando a Juve vivia uma situação semelhante à que o Vasco enfrenta atualmente.

"O rebaixamento e retorno para a Série A [em 2006 e 2007] me fizeram perceber que eu era um torcedor de verdade. A gente só começa a entender isso quando sofre", filosofa.

E, em breve, Leonardo planeja trocar os arredores de São Januário pelas cercanias da Juventus Stadium. O plano para um futuro próximo tem razões profissionais, mas, principalmente, sentimentais.

"Tenho um projeto de ir morar na Itália. E um dos motivos, claro, é acompanhar a Juventus mais de perto, conseguir ver alguns jogos no estádio."


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.