Topo

Rafael Reis

Na China é melhor? Zizao guarda “pesadelo” do trânsito de São Paulo

Rafael Reis

25/02/2016 06h00

Na China há pouco mais de um mês, o meia-atacante gaúcho Bruninho, 26, tem dois companheiros no Guangzhou R&F com quem pode exercitar o português.

Um é o também meia-atacante Renatinho, que fez carreira no futebol paranaense e passou pela Ponte Preta. O outro é chinês, mas tem aquela pitadinha de brasileiro.

Sim, Bruninho joga ao lado de Chen Zhizhao, o Zizao, aquele chinês boa praça que passou pelo Corinthians entre 2012 e 2013, praticamente não jogou, mas fez um sucesso estrondoso nas redes sociais.

"Costumamos conversar bastante, às vezes em português, às vezes em inglês. É um cara tranquilo, calmo, que tem me ajudado bastante. Por ele falar outras línguas, a aproximação é mais fácil. A grande maioria dos jogadores daqui não fala inglês."

Zizao

Mas sobre o que Bruninho, que passou a maior parte da carreira em equipes menores do Rio Grande do Sul antes de ganhar o mundo, e o ex-jogador do Corinthians tanto conversam?

Engana-se quem pensa que Zizao como anda o futebol brasileiro ou quais as novelas que estão passando na TV neste momento.

"Falamos bastante sobre as cidades brasileiras. Disse que era de Porto Alege e ele falou que nunca havia ido, mas que sabia que era muito frio. Ele também falou que gostou muito de morar no Brasil, mas reclamou que São Paulo tinha muito trânsito."

Apesar de ser uma figura carismática e de ter sido bem acolhido dentro do Corinthians, Zizao perdeu contato com seus antigos companheiros de clube.

"Ele disse que não conversa mais com ninguém de lá. O único encontro que ele teve foi um jantar com o Paulo André quando ele estava jogando na China. Mas foi só isso."

Bruninho fala com carinho do Zizao pessoa, companheiro de conversa e de convivência na China. Mas e o Zizao jogador: será que ele aprova?

"Ele tem técnica, parece ser bom. Mas jogamos apenas amistosos, talvez seja muito cedo para avaliar. Pelo que demonstra nos treinos, aprendeu algumas coisas no Brasil, gosta bastante de pedaladas", diverte-se.

Assim como Bruninho, o ex-jogador do Corinthians também é uma cara nova do Guangzhou R&F. Esse será o terceiro clube de Zizao desde que voltou a China –ele passou pelo Shangai Shenxin e defendeu o Beijing Guoan na temporada passada.

Turbinado por uma injeção de dinheiro nunca vista no futebol do Oriente e pela chegada de grandes reforços, o Campeonato Chinês começa na próxima semana.

E o primeiro jogo, na sexta-feira, 4 de março, já terá Zizao em campo, pelo Guangzhou R&F, contra o Hebei China Fortune.

Zizao 2

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.