Topo

Rafael Reis

Torcedores: Time japonês fez Gustavo passar o Reveillón vendo futebol

Rafael Reis

07/02/2016 09h40

O estudante Gustavo Tonetto, 19, teve um Reveillón um tanto quanto incompreensível para a maioria das pessoas em 2012.

Depois da ceia, nada de cama ou de festejos com amigos e familiares. Às 3h da manhã, seus olhos ficaram fixos na tela que exibia a final da Copa do Imperador do Japão.

A vitória por 1 a 0 do Kashiwa Reysol sobre o Gamba Osaka o deixou feliz. Passar a primeira noite do ano em claro e ter um Reveillón atípico haviam valido a pena.

Foi apenas três anos antes daquela madrugada às claras que Gustavo ouviu falar do time da Hitachi (conglomerado famoso no Brasil pelos eletrônicos) pela primeira vez. Justamente em um dos momentos mais delicados da história do clube.

Gustavo Tonetto

"Estava jogando videogame com um amigo e decidimos escolher o time aleatoriamente. Caí com o Kashiwa Reysol, comecei a ganhar com ele e achei legal. Só que comecei a pesquisar sobre o clube e ele descobri que estava na segunda divisão."

Mas o time da província de Chiba ganhou o torneio de acesso daquele ano. E, logo na temporada seguinte, conquistou pela primeira vez na história o título japonês.

Estava escrita a história épica que conquistaria o coração de Gustavo. "Aí me apaixonei", confessa.

A partir daí, o estudante de jornalismo passou a dedicar uma parte considerável do seu tempo ao Kashiwa Reysol. Começou a estudar japonês, fez contato com outros torcedores e até montou um blog para publicar e analisar as notícias sobre time.

Só falta a visita ao Japão. O sonho de Gustavo é participar de uma das sessões semanais em que o clube abre suas instalações para a torcida.

"Eu sei que é meio estranho, mas não tenho paixão por nenhum time brasileiro. Gosto do Botafogo [de Ribeirão Preto, cidade onde mora] porque meu pai me levava ao estádio."


A seção "Torcedores" é publicada semanalmente e traz histórias de brasileiros que torcem para clubes de outros países. Se você é apaixonado por um time estrangeiro e quer ter seu caso publicado, escreva para rafaelmdosreis@gmail.com

 

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.