Topo

Rafael Reis

Grande reforço de adversário do São Paulo durou só 4 jogos no Brasil

Rafael Reis

03/02/2016 06h00

O principal reforço para esta temporada do primeiro adversário do São Paulo na Libertadores durou apenas quatro jogos no futebol brasileiro.

O colombiano Luis Perea, 29, que deve comandar o ataque da Universidad César Vallejo (PER) nesta quarta-feira contra o time do Morumbi, pela primeira fase da competição sul-americana, teve uma passagem meteórica pelo Criciúma no ano passado.

O jogador chegou a Santa Catarina em janeiro e foi embora em março depois de disputar somente quatro partidas (uma como titular), não marcar nenhum gol e perder espaço no elenco.

"Eu tinha assinado um pré-contrato quando eles estavam na primeira divisão do Brasileiro. Mas, quando eu cheguei, já haviam sido rebaixados. Fiquei caro para eles porque meu salário em dólar", justificou, por telefone.

A versão de Perea contrasta com a apresentada pelo Criciúma na época da dispensa.

Luis Perea

De acordo com o clube, o atacante não vinha mostrando muito interesse e pediu para ter o contrato rescindido.

O pouco tempo que passou em Santa Catarina foi suficiente para o atacante se assustar com a intensidade do futebol praticado no Brasil.

"Eu achava que teria mais espaço, tempo para você ficar com o domínio da bola. Mas os times correm demais, você não tem muito tempo para pensar. O futebol é mais rápido e exigente do que eu imaginava", disse.

Quando perguntando sobre as chances da César Vallejo derrotar o São Paulo e avançar para o Grupo 1 da Libertadores, ao lado de River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Trujillanos (VEN), Perea admitiu que seu time é azarão.

"É claro que o São Paulo é favorito. O São Paulo é como o Boca Juniors e o River. Um dos maiores times das Américas, tem projeção mundial."

Revelado pelo Atlético Nacional no meio da década passada, Perea é um peregrino da bola. A César Vallejo é a 13ª equipe (do sexto país diferente) que defende na carreira como profissional.

O fato de ser tratado como uma grande contratação pelo clube peruano mostra bem o abismo técnico e econômico que o separa do São Paulo.

De acordo com o site "Transfermarkt", especializado no mercado da bola, o elenco todo da César Vallejo tem um valor de mercado estimado em pouco menos de 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 32,7 milhões).

Isso é menos do que vale isoladamente Ganso e o argentino Jonathan Calleri.

O grupo inteiro de jogadores do São Paulo, ainda segundo o site, tem um valor de mercado estimado em 69,1 milhões de euros (mais de R$ 301 milhões).

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.