Topo

Rafael Reis

Não acabou não: Saiba onde a janela de transferências ainda está aberta

Rafael Reis

02/02/2016 13h32

Os clubes brasileiros podem respirar aliviados. De hoje até o meio do ano, não correm mais risco de perder nenhum jogador para o exterior. Será?

É claro que não. A janela de contratações foi fechada na segunda-feira para os principais mercados da Europa, não para o mundo todo.

Clubes de Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França, por exemplo, só poderão voltar a contratar em julho. Mas em outros países, o mercado de transferências segue a pleno vapor.

Renato Augusto

É o caso da China, principal destino dos jogadores brasileiros neste início de 2016. Os clubes do gigante asiático têm até o dia 25 de fevereiro para reforçarem seus elencos.

Isso significa que, pelas próximas três semanas, Jadson, Gil, Renato Augusto, Ramires e os outros brasileiros que rumaram para lá nos últimos meses ainda podem ganhar novas companhias.

Alguns mercados europeus também continuam abertos. Portugal, outro país que costuma investir bastante no pé de obra, pode contratar até quinta-feira. Na Rússia e na Ucrânia, a janela ficará aberta ainda por quase um mês.

Ou seja, ainda está certo para comemorar. Seu time ainda pode perder mais jogadores para o mercado de fora.

JANELAS DE TRANSFERÊNCIA AINDA ABERTAS

Portugal – até 04/02
Polônia – até 08/02
Emirados Árabes Unidos – até 14/02
Croácia – até 15/02
Suíça – até 15/02
Argentina – até 23/02
China – até 25/02
Rússia – até 26/02
Ucrânia – até 01/03
Japão – até 31/03

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.