Topo

Rafael Reis

Escudeiro de Sampaoli pode ser desafio para o Palmeiras na Libertadores

Rafael Reis

01/02/2016 06h00

Por 13 anos, Sebastián Beccacece foi para Jorge Sampaoli o que Murtosa é há décadas para Luiz Felipe Scolari.

Assistente, braço direito e homem de confiança do ex-treinador da seleção chilena entre 2002 e 2015, o argentino de 35 anos estreia nesta Libertadores em voo solo, à frente da Universidad de Chile.

A partida contra o River Plate uruguaio, fora de casa, nesta terça-feira, que abre a competição sul-americana, será apenas a quarta da carreira de Beccacece como técnico de um time profissional.

O vencedor do mata-mata será adversário do Palmeiras na próxima fase da Libertadores. Além do atual campeão da Copa do Brasil, Nacional (URU) e Rosario Central (ARG) também estão no Grupo 2.

Beccacece

Apesar de novato, Beccacece assumiu o comando da Universidad de Chile já com status de popstar dos bancos de reservas e ares de treinador revolucionário.

Uma rápida pesquisa nas redes sociais pelo nome o mostra sendo chamado de "genial", "um dos mais promissores técnicos da América do Sul" e "furacão".

A fama vem principalmente do trabalho realizado ao lado de Sampaoli e dos elogios que recebeu do mentor.

Natural de Rosario, a mesma cidade de Lionel Messi, e um ex-lateral fracassado das categorias de base de um pequeno time chamado Juan XXIII, ele começou a trabalhar com o antigo patrão quando tinha apenas 22 anos.

Juntos, eles passaram pelo futebol do Peru e do Equador antes de alcançarem o estrelato continental na Universidad de Chile campeã da Copa Sul-Americana de 2011 e se tornarem conhecidos mundialmente ao fazerem do Chile uma seleção de primeiro escalão.

Fiel ao professor, Beccacece chegou a recusar um convite para ser auxiliar de Marcelo Bielsa, curiosamente o mentor do seu mentor, na seleção chilena que disputou a Copa do Mundo de 2010.

A separação do antigo mestre só foi selada no final do ano passado, quando já estava claro que a saída de Sampaoli do Chile era apenas uma questão de tempo.

O plano de mudar de cargo já era antigo. Em 2011, o argentino começou um curso online de 25 meses para se tornar treinador. Eram pelo menos três dias por semana de aulas teóricas, exercícios práticos ou provas.

"Com Beccacece, 'La U' vai ser uma equipe sem medos, um time que irá ao ataque o tempo todo", disse Sampaoli, pouco depois do seu discípulo assumir o comando do time chileno.

O gosto pelo futebol intenso e ofensivo é uma das características que unem criador e criatura.

Na semana passada, logo em seu segundo jogo comandada pelo argentino, a Universidad de Chile aplicou uma goleada por 8 a 1 sobre o O'Higgings, no Campeonato Chileno.

Outro traço em comum é a coragem para tomar decisões ousadas. Na rodada seguinte, levou por opção três garotos da base para a partida contra o San Luis. E acabou só empatando por 1 a 1.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.