Topo

Rafael Reis

Surpreso com Zidane técnico, ex-companheiro de Real faz alerta a francês

Rafael Reis

27/01/2016 07h30

Companheiro de Zinedine Zidane no Real Madrid na temporada 2001/02, o ex-atacante brasileiro Sávio ficou surpreso ao descobrir que o francês seria o novo treinador do clube espanhol.

O ex-jogador do Flamengo não acreditou que Zizou teria coragem de colocar seu prestígio em risco para encarar o novo trabalho.

"Não é uma questão de capacidade. Fiquei surpreso porque ele é um jogador com uma história enorme no futebol e um ídolo do Real. Arriscar-se como treinador é complicado", afirma o brasileiro.

"O Real é um clube com enorme pressão. Se não for bem, isso pode distorcer o que ele construiu como jogador", completa.

Zidane jogou na equipe da capital espanhola entre 2001 e 2006. Sua contratação foi responsável pela ida de Sávio para o banco de reservas.

Zidane

O brasileiro nega, no entanto, ter qualquer tipo de mágoa do francês. Pelo contrário, diz que aprendeu muito no ano que passou como suplente do antigo camisa 5 –em 2002, foi emprestado para o Bordeaux e, na sequência, negociado com o Zaragoza.

"Eu sabia quem estava chegando. Não tinha jeito [de competir]. Observei muito ele dentro de campo e consegui absorver alguma coisa para mim. O domínio de bola dele, tanto pelo alto, quanto pelo chão, era uma coisa espetacular."

E é pelo que viu de Zidane naquele um ano de convivência que Sávio aposta que o francês tem totais condições de fazer um bom trabalho à frente do Real.

"Naquela época, ele já tinha uma liderança muito grande. E tem mais: o respeito dos jogadores por ele é automático. É só olhar quem ele foi. Quando ele cobra qualquer coisa de um atleta, não dá para dizer nada para ele."

Zidane assumiu o comando do Real no início do mês, substituindo Rafa Benítez. Antes de chegar ao cargo, ele havia trabalhado por um ano como auxiliar de Carlo Ancelotti no clube e dirigido por um ano e meio o Real Madrid Castilla.

"Foi a escolha certa. Ele é um cara que vive no meio do futebol e aprendeu muito nos cursos que fez. Também trabalhou com o Ancelotti. O aprendizado que ele passa é daqueles que você não encontra em livro nenhum."

Desde que efetivou Zidane, o time de Cristiano Ronaldo emplacou duas goleadas e empatou um jogo. As primeiras críticas ao francês vieram com o 1 a 1 com o Betis, no domingo.

O Real é só o terceiro colocado do Espanhol. Com 44 pontos, está quatro atrás de Barcelona e Atlético de Madri.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.