Topo

Rafael Reis

Garçom da Europa, Özil teve ex-Palmeiras como mentor e padrinho

Rafael Reis

26/01/2016 07h50

"Teve um dia que ele chegou para treinar com o cabelo mais comprido e com mechas vermelhas. Falei para ele que era melhor cortar. No dia seguinte, apareceu com o cabelo curto e todo certinho."

A dica para abandonar o visual ousado e considerado um tanto quanto inadequado pelos técnicos "linha dura" foi apenas um dos muitos conselhos que Mesut Özil recebeu de Lincoln.

Rei das assistências do futebol europeu nesta temporada, o alemão do Arsenal teve o ex-meia brasileiro Lincoln, com passagens por Palmeiras, Atlético-MG e Coritiba, como seu mentor e padrinho.

Eles jogaram juntos por apenas um ano no Schalke 04. Tempo suficiente para criarem uma relação de aprendiz e mestre.

Özil

Em 2006, Özil era um garoto de 17 anos em busca das primeiras oportunidades na equipe adulta quando conheceu Lincoln, nove anos mais velho e uma das principais estrelas do time alemão.

"Ele veio fazer um treino com a gente. E, no fim da sessão, eu fui conversar com o [técnico] Mirko Slomka para mantê-lo no time principal porque era um garoto de muito talento", conta o brasileiro.

"Então, ele começou como reserva e no fim da temporada já era titular ao meu lado."

Do garoto que pedia conselhos para Lincoln nos treinos do Schalke 04, Özil virou amigo do brasileiro.

No último domingo, por exemplo, eles conversaram por telefone. O ex-jogador brasileiro, que está aposentado há pouco mais de um ano, também visitou a concentração da Alemanha na Copa do Mundo-2014.

O antigo aprendiz de Lincoln é nesta temporada o maior garçom das principais ligas nacionais da Europa.

Özil já deu 16 passes para gol nesta edição do Campeonato Inglês. Está a quatro assistências de igualar o recorde da Premier League, estabelecido por Thierry Henry, também do Arsenal, em 2002/03.

"Isso não é nenhuma surpresa. Ele é aquele jogador como eu também era. A gente chega praticamente dentro do gol, mas não chuta. Prefere tocar para trás para um companheiro marcar.

Também é a principal esperança dos Gunners para voltar a se sagrar campeão inglês depois de 12 anos. O time de Özil é hoje o terceiro colocado, com três pontos de desvantagem para o surpreendente líder Leicester.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.