Topo

Rafael Reis

Eles levavam torcedores ao desespero no Brasil e hoje brilham na Europa

Rafael Reis

15/01/2016 07h25

Todo torcedor conhece bem essa história e já passou por uma dessas. Aquele cara que no seu time não jogava nada, era alvo de piadas e sofria perseguição da torcida de repente vira um craque quando troca de clube.

Amadurecimento, dedicação maior aos treinos, melhoria na parte física ou simplesmente um encaixe melhor na nova equipe. Muitas são as razões dessa diferença tão grande de desempenho.

Relembramos abaixo casos de jogadores que, por um motivo ou outro, fracassaram no futebol brasileiro e agora se destacam na Europa, deixando seus antigos torcedores com aquela dose peculiar de ódio.

CASEMIRO
Onde foi mal: São Paulo
Onde está bem: Real Madrid (ESP)

Casemiro

Talvez o símbolo máximo dessa transformação que atinge alguns jogadores. Mal saído da adolescência, foi promovido para o time profissional do São Paulo e irritou a torcida com sua displicência e falta de noção (chegou a pedir aumento em uma entrevista coletiva). Mas tinha potencial. E o Real Madrid tratou de aproveitá-lo. Foi titular do time espanhol na maior parte da gestão Rafa Benítez.

FELIPE ANDERSON
Onde foi mal: Santos
Onde está bem: Lazio (ITA)

Felipe Anderson

Em 2012 e 2013, Muricy Ramalho parecia escalar Felipe Anderson no meio-campo do Santos só pelo prazer de destruí-lo na entrevista após a partida. A cena se repetiu inúmeras vezes, com variadas reclamações: apatia, falta de inteligência tática, escolhas erradas. O menino tão criticado pelo ex-treinador foi um dos melhores jogadores da última temporada na Itália e está na mira do Manchester United.

FERNANDÃO
Onde foi mal: Palmeiras
Onde está bem: Fenerbahce (TUR)

Um dos tantos atacantes carinhosamente classificados como cone pela torcida palmeirense nos últimos anos, o centroavante teve uma passagem esquecível pelo clube paulista entre 2011 e 2012. Hoje, é titular do Fenerbahce e colocou no banco o jogador mais conhecido da equipe turca, o holandês Robin van Persie, ex-Arsenal e Manchester United.

YOSHIMAR YOTÚN
Onde foi mal: Vasco
Onde está bem: Malmö (SUE)

Yotun

Contratado no início de 2013 com status de melhor lateral esquerdo das Américas, o peruano acabou o ano rebaixado com o Vasco e marcado por um lance bizarro contra o Corinthians, quando furou em uma tentativa de chute e na sequência trombou em um companheiro de time. Nesta temporada, disputou, como titular, a Liga dos Campeões da Europa. Nada mal.

MAURÍCIO
Onde foi mal: Palmeiras
Onde está bem: Lazio (ITA)

Seu lance mais marcante no Palmeiras, clube onde iniciou a carreira, foi um soco que levou de Obina no intervalo de uma partida do Campeonato Brasileiro de 2009. Encontrou-se depois de se mudar para a Europa. Por um ano e meio, defendeu o Sporting, em Portugal. Desde o começo do ano passado, atua na italiana Lazio. Atualmente, é titular da equipe.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.