Topo

Rafael Reis

Supercampeão e lance do ano que rendeu memes: Messi favorito à Bola de Ouro

Rafael Reis

10/01/2016 07h40

Não é surpresa para ninguém que Lionel Messi é o favorito disparado para ser eleito o melhor jogador do mundo em 2015.

Depois de dois anos sendo derrotado por Cristiano Ronaldo, o argentino vai à Suíça nesta segunda-feira como o homem a ser batido e deve sair da premiação da Fifa com a quinta Bola de Ouro de sua carreira.

Abaixo, listo cinco razões pelas quais o camisa 10 do Barcelona foi, para mim e para boa parte do planeta, o mais nome do futebol no ano passado.

ESTRELA DO MELHOR TIME

Messi
O Barcelona foi o melhor time de 2015, com as conquistas de Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Espanhol e Copa do Rei. E Messi, apesar do crescimento de Neymar e Suárez, continua sendo o principal jogador e a referência da equipe catalã. Assim, se Messi é o melhor jogador do melhor time do mundo, é natural que seja também o melhor jogador do mundo.

SOLIDARIEDADE
Messi pode até ter feito menos gols que Cristiano Ronaldo em 2015, mas supera (e muito) o português e também Neymar, o outro finalista do prêmio, no número de passes para gol. Generoso, deu 31 assistências para seus companheiros marcarem no ano passado, contra 22 do seu companheiro brasileiro de ataque e 18 de CR7.

LANCE DO ANO

Messi 2
Era semifinal da Liga dos Campeões, o reencontro do Barcelona com Pep Guardiola e Messi tinha pela frente Boateng, um dos melhores zagueiros do mundo. Com um simples drible, o argentino fez o alemão despencar no chão. Depois, concluiu bem ao seu estilo, com um toquinho por cima do goleiro. O gol contra o Bayern de Munique rendeu uma infinidade de memes na internet e foi o lance do ano.

HORA CERTA
A jogada citada acima coroou a melhor atuação de Messi em 2015. E ela veio justamente na partida mais esperada (e talvez a mais importante do ano). Com dois gols e uma assistência, o argentino fez o Barcelona derrotar o Bayern por 3 a 0 no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões e praticamente garantiu a ida do time espanhol para a decisão. Não à toa, foi ovacionado no Camp Nou.

REINVENÇÃO TÁTICA

Messi 3
Messi, que havia viveu os melhores momentos de sua carreira atuando como um falso 9 e estava um pouco manjado nos últimos anos, mudou sua forma de jogar para voltar a ser o melhor do mundo. No tridente ofensivo que faz com Neymar e Suárez, deixou a faixa central do ataque para o lado direito, onde começou a carreira. Também passou a recuar mais para ajudar na armação das jogadas, suprindo a ausência de Xavi no Barcelona.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.