Topo

Rafael Reis

Folga como "máquina de gols" é trunfo de CR7 para ser o melhor do mundo

Rafael Reis

09/01/2016 07h30

Vencedor das duas últimas edições da Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo, 30, desta vez é azarão no prêmio que escolhe o melhor jogador do mundo.

Ao contrário dos outros finalistas, Messi e Neymar, que foram multicampeões pelo Barcelona, o atacante português não conquistou nenhum título com seu time, o Real Madrid, ao longo do ano passado.

Mas CR7 também seus trunfos para ser eleito pela quarta vez na carreira o melhor do planeta (também venceu em 2008) e se igualar a Messi. Vamos a eles:

MÁQUINA DE GOLS

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo balança as redes como ninguém na atualidade. Artilheiro do ano passado entre os jogadores que atuam nas maiores ligas da Europa, marcou 57 vezes em 2015, contra 50 gols de Messi e 45 de Neymar. Foi ainda o goleador do Campeonato Espanhol e dividiu a artilharia da Liga dos Campeões com os outros finalistas da Bola de Ouro.

GRANDES ATUAÇÕES
Foram cinco gols em uma única partida contra o Espanyol e o Granada, quatro sobre a o Malmö, três ante o Shakhtar Donetsk, o Espanyol, o Sevilla, o Getafe e a seleção da Armênia. Ninguém teve tantas atuações espetaculares no ano passado quanto o camisa 7 do Real Madrid e de Portugal.

SELEÇÃO

Cristiano Ronaldo
Mesmo sem ser consistente, CR7 foi bem mais decisivo que Messi e Neymar com a camisa de sua seleção em 2015. Seu hat-trick na vitória por 3 a 2 sobre a Armênia, em junho, foi importante na classificação de Portugal para a Eurocopa-2016. Enquanto isso, Messi fez uma Copa América discreta e viu a Argentina ser derrotada na decisão pelo Chile, e Neymar perdeu o início das eliminatórias da Copa do Mundo-2018 devido a uma suspensão por brigar e ofender o árbitro na competição continental.

RECORDE
Só nos seis jogos da fase de grupos da atual edição da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo já marcou 11 gols, mais do que os dez que lhe deram a artilharia da temporada passada. A marca é um recorde. Nunca na história da principal competição interclubes europeia um jogador havia balançado tanto as redes na etapa de classificação.

NAS COSTAS
CR7
Enquanto Messi e Neymar se beneficiaram da ótima fase atravessada pelo Barcelona, campeão de quase tudo em 2015, para construírem seu ano de sucesso, Cristiano Ronaldo teve de bilhar em meio à turbulência no Real Madrid. Além da falta de taças e dos constantes rumores sobre sua saída do clube, o português ainda entrou em atrito com o técnico Rafa Benítez, odiado pela torcida e demitido depois de apenas meia temporada.

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.