Topo

Rafael Reis

Dá para acreditar? Por que Neymar poderia vencer a Bola de Ouro

Rafael Reis

08/01/2016 07h35

Indicado pela primeira vez ao prêmio de melhor jogador do mundo, Neymar dificilmente sairá de Zurique, na próxima segunda-feira, com a inédita Bola de Ouro nas mãos.

No entanto, isso não significa que o atacante brasileiro do Barcelona não possa fazer frente a Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, seus rivais na eleição que escolhe o melhor futebolista do ano passado.

Listamos abaixo cinco fatos, dados ou estatísticas que mostram que o camisa 10 da seleção poderia sim ser escolhido o melhor do mundo já na próxima semana.

1 –  MESSI NÃO FEZ FALTA

Neymar
Neymar não deixou a peteca do Barcelona cair quando Messi sofreu uma lesão e ficou afastado por cerca de 50 dias, entre outubro e novembro. Prova disso é que o desempenho do Barça nesta temporada com o brasileiro em campo é melhor do que com o argentino. Quando Neymar jogou, o time catalão conquistou 84,8% dos pontos possíveis. Com Messi, o aproveitamento é de 68,3%.

2 – ARTILHARIA DA LIGA DOS CAMPEÕES
Depois de sete anos consecutivos se revezando na artilharia da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo e Messi tiveram de dividir o topo do ranking de goleadores da última temporada com Neymar. Cada um deles marcou dez vezes na edição 2014/15 da competição mais importante do ano passado.

3 – CRESCEU NA HORA CERTA

Neymar
O melhor momento de Neymar em 2015 coincidiu com o período de votação da Bola de Ouro. Foi entre outubro e novembro que o brasileiro assumiu o protagonismo do Barcelona e fez o mundo mais prestar atenção em seu futebol. Ao mesmo tempo, Messi se recuperava de um problema físico e estava fora de ação e Cristiano Ronaldo estava em atrito com Rafa Benítez, então técnico do Real Madrid.

4 – JOGOS GRANDES
Quando o Barcelona mais precisou dele, Neymar apareceu. O brasileiro foi o cara dos jogos grandes da equipe catalã em 2015. No último ano, balançou as redes nas cinco partidas finais do mata-mata da Liga dos Campeões (PSG, Bayern e na decisão contra a Juventus), na final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao e também no clássico contra o Real Madrid.

5 – CANDIDATO EM ASCENSÃO

Neymar
Enquanto Cristiano Ronaldo, 30, e Messi, 28, já chegaram ao auge de suas carreiras e parecem ter entrado em um processo (ainda que lento) de declínio físico, Neymar, 23, tem evoluído a cada temporada e ainda não se sabe qual será seu ápice. A Bola de Ouro-2015 aponta uma passagem de bastão, uma mudança na geração que lidera o futebol mundial. E o gosto pela novidade pode influenciar alguns eleitores a optarem pelo brasileiro.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.