Topo

Rafael Reis

Cristiano Ronaldo é o artilheiro de 2015; Neymar ainda fica longe do topo

Rafael Reis

01/01/2016 07h20

Eleito por três vezes o melhor jogador do mundo (2008, 2013 e 2014) e finalista do prêmio concedido pela Fifa pelo quinto ano consecutivo, Cristiano Ronaldo foi o maior goleador de 2015, levando-se em conta as grandes ligas da Europa.

Somando os jogos oficiais que disputou por Real Madrid e pela seleção portuguesa, o atacante de 30 anos balançou as redes 57 vezes nos últimos 12 meses.

Apesar de não ter conquistado nenhum título importante com o Real, CR7 marcou mais gols no último ano do que qualquer outro jogador que atua nas cinco ligas nacionais mais importantes do mundo (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).

Cristiano Ronaldo

No total, foram 54 gols anotados pelo Real e os três da vitória por 3 a 2 sobre a Armênia, em junho, pelas eliminatórias da Eurocopa-2016, os únicos que fez por Portugal em 2015.

Ronaldo foi mais produtivo no primeiro do que no segundo semestre, quando passou a ter problemas de relacionamento com o novo treinador do time merengue, o espanhol Rafa Benítez.

Dos 57 gols do português no ano, 32 foram anotados na segunda metade da temporada 2014/15. Apenas 25 saíram depois de suas férias de verão.

A avalanche de gols de Cristiano Ronaldo fez dele o artilheiro do Espanhol , o vencedor da Chuteira de Ouro e um dos três goleadores da Liga dos Campeões da Europa na última temporada.

Também co-artilheiro da Champions e rival histórico de CR7 nas disputas pelo prêmio de melhor do mundo, o argentino Lionel Messi (Barcelona) ficou na segunda colocação no ranking. Ele anotou 50 gols no período, sete a menos do que a estrela portuguesa.

Neymar, o outro finalista da Bola de Ouro e artilheiro da Liga dos Campeões, é o melhor brasileiro no ranking dos artilheiros. Sexto colocado, ele marcou 45 vezes.

Assim, ficou atrás também de Robert Lewandowski, do Bayern, de Luis Suárez, seu companheiro de ataque no Barcelona, e de Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain.

Conheça os 7 maiores artilheiros do ano

1º – Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) – 57 gols
2º – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 50 gols
3º – Robert Lewandowski (POL/Bayern) – 49 gols
4º – Luis Suárez (URU/Barcelona) – 48 gols
5º – Zlatan Ibrahimovic (SUE/Paris Saint-Germain) – 46 gols
6º – Neymar (BRA/Barcelona) – 45 gols
7º – Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Borussia Dortmund) – 44 gols

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.