Topo

Rafael Reis

Forlán, Rondón, Henao: saiba quem são os veteranos do futebol sul-americano

Rafael Reis

25/12/2015 08h30

Lembram do Juan Carlos Henao? Aos 43 anos, o ex-goleiro colombiano do Santos famoso pelos microshorts que vestia e pela pouca confiança que passava debaixo das traves continua na ativa e é reserva do Once Caldas, clube onde viveu os melhores momentos de sua carreira.

E Henao não é o único desses veteranos famosos e históricos. O futebol da América do Sul está cheio de trintões ou até mesmo quarentões de sucesso que muitos pensam que já estão aposentados. Mas que seguem firmes, ano após ano, jogando futebol profissional.

Alguns estarão na próxima edição da Libertadores. Outros, defendem time pequenos e preparam o adeus ao futebol.

Conheça agora dez desses veteranos do futebol sul-americano.

FABIÁN CARINI
Uruguai
35 anos

Ele chegou a ser apontado como uma das maiores promessas do mundo para a posição de goleiro, mas nunca foi além de reserva da Juventus e da Inter de Milão. Fabián Carini defendeu nos últimos dois anos o Juventud de las Piedras, um pequeno time uruguaio, e negocia para jogar a Libertadores pelo peruano Sporting Cristal.

DANIEL DÍAZ
Argentina
36 anos

Zagueiro conhecido pela truculência em caso e pela cara de mau, o jogador do Boca Juniors pretende jogar pelo menos até 2017, já que acabou de renovar seu contrato com o clube xeneize por dois anos. Vigoroso apesar de veterano, Cata Díaz foi o jogador mais votado na eleição popular que escolheu a seleção do Campeonato Argentino.

DAVID PIZARRO
Chile
36 anos

Campeão italiano pela Inter de Milão em 2006 e com passagens por Roma, Manchester City e Fiorentina, o volante baixinho retornou no meio do ano para o Santiago Wanderers, clube chileno onde começou no futebol. Com muito problemas físicos, pouco jogou no segundo semestre, mas tem contrato até 2017.

DIEGO FORLÁN
Uruguai
36 anos

Diego Forlan

Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o atacante uruguaio passou até pelo futebol brasileiro (Internacional, entre 2012 e 2014) antes de chegar ao Peñarol em julho. Homenageado pela Conmebol no sorteio da Libertadores, será uma das atrações da competição no próximo ano. Isso se não se transferir para a Major League Soccer antes.

DIEGO MILITO
Argentina
36 anos

Ídolo por onde passou na carreira, o ex-centroavante de Genoa, Zaragoza e Inter de Milão defende o Racing, seu primeiro clube, desde o ano passado e ajudou o time a se sagrar campeão argentino em 2014. Apesar de ainda continuar fazendo um número razoável de gols, Diego Milito já anunciou que se aposentará em julho.

ALEXANDER RONDÓN
Venezuela
38 anos

Alexander Rondon

Atacante de passagem meteórica (e esquecível) pelo São Paulo em 2004, Alexander Rondón se transformou em 2015 no maior artilheiro da história do Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, clube que defendeu entre 2007 e 2010 e para onde retornou no ano passado. Ainda em 2015, disputou a Copa Sul-Americana.

NÉICER REASCO
Equador
38 anos

Um dos laterais do São Paulo nas conquistas dos títulos brasileiros de 2006 e 2007, o equatoriano retornou à LDU assim que deixou o tricolor, em 2008, e não saiu mais de lá. Néicer Reasco já chegou a anunciar a aposentadoria em 2013 e 2014, mas voltou atrás na decisão. "Sempre chega dezembro, estou como titular e renovo por mais seis meses", disse ao jornal "El Comercio", em setembro.

IVÁN HURTADO
Equador
41 anos

Recordista de jogos com a seleção do Equador (166 partidas), o zagueiro chegou a deixar os gramados em 2013 para ser deputado, mas voltou aos campos em julho para defender o Deportivo Echeandía, da segunda divisão local. Depois de retomar a carreira, Iván Hurtado ainda liderou uma greve que paralisou o futebol equatoriano.

JUAN CARLOS HENAO
Colômbia
43 anos

Henao

Destaque da conquista da Libertadores de 2004 pelo Once Caldas, o goleiro chegou em 2015 à marca de 600 partidas com a camisa da equipe colombiana. Henao é profissional desde 1991 e, no primeiro ano de carreira, revezava-se entre as posições de goleiro e atacante.

ROBERTO ACUÑA
Paraguai
43 anos

Camisa 10 do Paraguai na Copa do Mundo de 1998, o meia se divide atualmente entre o futebol de campo e o de praia. E nem pensa em aposentadoria. Ele irá disputar a próxima edição do Campeonato Paraguaio pelo Rubio Ñu, time que costuma brigar na parte de baixo da tabela.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.