Topo

Rafael Reis

Conheça 5 pedreiras e 5 babas do sorteio da Libertadores

Rafael Reis

22/12/2015 05h00

Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo conhecerão nesta terça-feira seus primeiros adversários na Copa Libertadores da América.

O sorteio da próxima edição da principal competição interclubes da América do Sul será realizado a partir das 21h30 (de Brasília), em Assunção (Paraguai), na sede da Conmebol.

A novidade da Libertadores-2016 é a que o sorteio será orientado por um ranking de clubes baseado na história recente da competição.

Últimos brasileiros a faturarem o título, Corinthians e Atlético-MG serão cabeças de chave. Palmeiras e Grêmio estarão no pote 2. E o São Paulo, caso passe pela fase preliminar, entrará em uma vaga destinada ao pote 4.

Já pensando no sorteio, elaboramos uma lista de cinco times que qualquer brasileiro quer evitar em seu grupo, e outras cinco equipes que podem ser consideradas como os adversários ideais para começar bem a Libertadores.

5 PEDREIRAS

Atlético Nacional (COL)
Um dos times mais consistentes do futebol sul-americano nos últimos anos. Conquistou quatro dos últimos seis títulos colombianos e foi vice da Sul-Americana em 2014. Tem no elenco jogadores conhecidos, como o goleiro Vargas e os meias Mejía e Macnelly Torres. A equipe não perdeu força nem com a saída do técnico Juan Carlos Osorio no meio do ano. Seu substituto, Reinaldo Rueda, montou uma defesa vazada apenas 11 vezes em 26 jogos no Campeonato Colombiano do segundo semestre.

Boca Juniors (ARG)
A camisa do hexacampeão da Libertadores pesa. Mas o Boca Juniors não é só camisa. O time xeneize tem o melhor jogador em atividade no continente, o atacante Carlos Tevez, e mais uma série de atletas interessantes, como o lateral direito Gino Peruzzi e o volante Fernando Gago. Não à toa ganhou os dois títulos possíveis na Argentina em 2015: o campeonato e a copa.

Tevez

Pumas UNAM (MEX)
Ainda que nenhum mexicano tenha vencido a Libertadores até hoje, as equipes que vêm da América do Norte costumam ter muito dinheiro e elencos poderosos para o padrão do continente. Entre os três representantes do México de 2016, o mais forte é o Pumas, melhor time da temporada regular do Torneio Apertura. O astro do time é o atacante Fidel Martínez, conhecido como Neymar do Equador.

River Plate (ARG)
A impressão deixada na final do Mundial contra o Barcelona não foi das melhores, mas será que o enredo seria diferente se o representante da América do Sul fosse outro? O atual campeão da Libertadores é um time muito bem treinado pelo jovem técnico Marcelo Gallardo e com bons valores individuais. O problema do River Plate será remontar seu meio-campo depois das saídas de Matías Kranevitter (Atlético de Madri) e do uruguaio Carlos Sánchez (Monterrey).

Santa Fé (COL)
O campeão da Copa Sul-Americana consegue aliar dois fatores que raramente se juntam no continente: bom futebol e altitude. Os 2.640 m acima do nível do mar são uma das forças da equipe colombiana. A missão do técnico uruguaio Gerardo Pelusso será lidar com as inúmeras baixas do time, que perdeu, entre outros, o zagueiro Francisco Meza e o artilheiro Wilson Morelo.


5 BABAS

Caracas (VEN)
A Venezuela está longe de ser uma força no futebol da América do Sul. E, apesar de o Caracas ser um dos times mais fortes do país, está longe de ser capaz de enfrentar de frente os times brasileiros. Além disso, a equipe da capital não vive uma boa fase. Na edição mais recente do campeonato nacional, foi apenas a sétima colocada.

Oriente Petrolero (BOL)
Clubes bolivianos só costumam ser respeitados na Libertadores porque têm em seu favor a altitude. Mas Santa Cruz de la Sierra, a casa do Oriente Petrolero, é só de 416 m acima do nível do mar, menos que São Paulo, por exemplo. Ou seja, resta muito pouco a temer em um eventual confronto com o time alviverde.

Sporting Cristal (PER)
Acabou de se sagrar vice-campeão peruano. Mas, e daí? Tem como principal deficiência a fragilidade da sua defesa. No segundo turno do campeonato nacional sofreu 24 gols em 16 partidas, a retaguarda entre os oito primeiros colocados.  A decisão contra o Melgar também expôs esse ponto fraco e teve placar agregado de 5 a 4.

Trujillanos (VEN)
Está na Libertadores por ter sido o melhor time do Torneio Apertura da temporada 2014/15 do Campeonato Venezuelano. Ou seja, conseguiu em dezembro de 2014 sua terceira classificação para o torneio sul-americano na história. Nos últimos 12 meses, muita coisa mudou. Nos dois torneios nacionais disputados desde então, ficou em 11º (primeiro semestre de 2015) e nono (segundo semestre deste ano).

Universidad César Vallejo (PER)
Foi apenas o quarto melhor time do Peru neste ano. Seu saldo de gols mostra bem como o time é pouco confiável: apenas dois gols positivos. Conseguiu a classificação para a Libertadores de forma heroica, apenas nos minutos finais, do mata-mata com o Real Garcilaso.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.