Topo

Rafael Reis

Para Lucho González, do River, encarar Messi no Mundial tem sabor especial

Rafael Reis

15/12/2015 07h50

O meia Lucho González, 34, tem um motivo extra para querer desbancar o Barcelona e fazer do River Plate o campeão do Mundial de Clubes da Fifa.

O jogador, que disputou a Copa-2006, briga com Lionel Messi pelo posto de argentino com mais títulos na história do futebol.

A vantagem do maior astro do Barcelona é mínima: 26, contra 24 troféus. Entre eles, há ainda Alfredo di Stéfano, que se sagrou campeão 25 vezes entre as décadas de 1940 e 1960.

Revelado pelo Huracán no final dos anos 1990, Lucho González foi campeão em praticamente todos os lugares que passou ao longo de 17 anos de carreira como profissional.

Seus principais títulos foram o bicampeonato argentino pelo River (2003 e 2004), o hexa português com a camisa do Porto (2006, 2007, 2008, 2009, 2012 e 2013) e o título francês de 2010, o último conquistado pelo Olympique de Marselha.

Lucho

De volta ao River em julho, depois de dez anos perambulando pelo mundo e já com a carreira em declínio, o meia ainda venceu a Libertadores-2015 e ganhou o direito de disputar o Mundial.

Ficou perto, aliás, de chegar ao Japão encostado no número de taças já levantadas por Messi, mas a derrota na semifinal da Copa Sul-Americana para o também argentino Huracán atrapalhou seus planos.

"Não posso me comparar a ele", afirmou Lucho, humildemente, ao diário "Olé", quando questionado sobre a disputa particular com o craque do Barcelona.

Apesar de toda a experiência que possui e da história de sucesso que construiu no futebol, o meia não é titular absoluto da equipe dirigida por Marcelo Gallardo. Joga bastante, mas muitas vezes começa no banco.

Em busca de um título inédito para Lucho e que só foi conquistado pelo clube uma vez (1986), o River estreia no Mundial nesta quarta-feira contra o Sanfrecce Hiroshima, atual campeão japonês.

Na quinta, é a vez do Barcelona medir forças com o Guangzhou Evergrande, da China. A decisão da competição está prevista para domingo.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.