Topo

Rafael Reis

Favoritos terão confrontos de peso, mas PSG é o único que corre sério risco

Rafael Reis

14/12/2015 09h58

Não importa que o Chelsea não venha bem, sofra com problemas internos e até mesmo lute contra o rebaixamento no Campeonato Inglês. O time londrino certamente não era um dos que Paris Saint-Germain desejava enfrentar nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Entre os quatro maiores favoritos ao título europeu desta temporada, o PSG certamente é o que tem menos chances de avançar às quartas da competição interclubes mais badalada do mundo.

É verdade que Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, os outros três candidatíssimos à taça, na minha humilde opinião, enfrentarão camisas pesadas na primeira rodada de mata-matas da fase final.

Só que eles são muito melhores que Roma, Arsenal e Juventus, respectivamente. Já o PSG não é tão melhor assim que o Chelsea.

Ibrahimovic 2

Para começar, nunca é bom enfrentar José Mourinho em um mata-mata. Mesmo distante de sua melhor fase, o treinador português é um gênio da motivação. Além disso, não tem vergonha nenhuma de lançar mão das maiores retrancas quando julga necessário.

E se é para jogar por um gol, o Chelsea dispõe de boas armas para isso. Willian vive grande fase na bola parada e pode decidir um mata-mata em uma cobrança de falta direta para o gol ou em cruzamento para Ivanovic, Cahill, Terry ou Diego Costa.

É claro que o PSG é favorito, como já mostrou no duelo das oitavas passadas, quando desbancou os ingleses, então em boa fase, ao contrário desta temporada, graças aos gols marcados fora de casa.

Mas a equipe francesa não é tão favorita quanto seria contra o Zenit ou Wolfsburg, por exemplo, os adversários mais fracos que poderia enfrentar, já que foi segunda colocada no grupo do Real Madrid.

Dos outros quatro confrontos das oitavas, três têm cara de estarem definidos de antemão. Wolsfburg, Manchester City e Atlético de Madri devem passar por Gent, Dínamo de Kiev e PSV.

A única partida com grau de imprevisibilidade comparável a Chelsea x PSG é Zenit x Benfica. Pelo que fizeram na primeira fase (e também pelo ótimo futebol mostrado por Hulk e Dzyuba), os russos parecem um pouco à frente. Mas só um pouco.

OS CONFRONTOS DAS OITAVAS
Real Madrid >>> Roma
Barcelona >>> Arsenal
Atlético de Madri >>> PSV
Manchester City >>> Dínamo de Kiev
Bayern >> Juventus
Wolfsburg >> Gent
PSG > Chelsea
Zenit > Benfica

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.