Topo

Rafael Reis

Conheça 11 boas opções de reforços sul-americanos para times brasileiros

Rafael Reis

10/12/2015 07h50

A economia brasileira não vive seus melhores dias e o preço do dólar está alto, mas apostar em jogadores sul-americanos ainda é uma boa para os clubes daqui.

O argentino Lucas Pratto (Atlético-MG), o paraguaio Lucas Barrios (Palmeiras) e o equatoriano Erazo (Grêmio) são exemplos de estrangeiros que tiveram uma boa temporada no futebol brasileiro.

E como a janela de contratações para 2016 já está aberta, preparamos uma lista de atletas que se destacaram na América do Sul neste ano e que seriam bons reforços para os times nacionais.

São 11 nomes, um para cada vaga em um time titular, de cinco nacionalidades diferentes.

Alguns, como o meia-atacante uruguaio Brian Lozano, 21, acabaram de pintar para o futebol e também têm mercado na Europa. Outros, caso do veterano centroavante chileno Humberto Suazo, 34, podem ajudar não só no futebol, mas também na experiência.

Confiram então a seleção de possíveis reforços sul-americanos para clubes brasileiros em 2016:

CAMILO VARGAS
Goleiro
26 anos
colombiano
Atlético Nacional (COL)

Apesar de ainda ser jovem, já carrega a experiência de ter participado da última Copa do Mundo e ter atuado nas duas principais forças do futebol colombiano na atualidade (Santa Fé e Atlético Nacional). Reserva de Ospina na seleção, Vargas é o goleiro menos vazado do Campeonato Colombiano nesta temporada. Também já fez dois gols na carreira: um de cabeça e outro cobrando pênalti.

GINO PERUZZI
Lateral direito
23 anos
argentino
Boca Juniors (ARG)

Peruzzi

O lateral direito ficou conhecido no Brasil por ter anulado Neymar em uma partida entre o Vélez Sarsfield e o Santos, pela Libertadores-2012. Revelação precoce em uma posição que a Argentina sofre com a falta de opções, Peruzzi passou um ano e meio no Catania, da Itália, mas não conseguiu se firmar. No Boca Juniors desde janeiro, voltou à seleção e ao radar dos clubes europeus –a Fiorentina teria interesse em contratá-lo.

JONATHAN MAIDANA
Zagueiro
30 anos
argentino
River Plate (ARG)

Integrante da mesma geração de Messi na equipe sub-20 da Argentina, Maidana despontou como um potencial grande zagueiro no Boca Juniors em meados da década passada, mas praticamente desapareceu ao se transferir para o Metalist Kharkiv, da Ucrânia. O jogador só explodiu mesmo depois que Marcelo Gallardo assumiu o comando do River Plate, no ano passado. Campeão da Libertadores com o clube de Buenos Aires, com o qual renovou contrato até 2019, Maidana também passou a integrar a seleção.

ÉDER BALANTA
zagueiro
22 anos
colombiano
River Plate (ARG)

Quem joga Football Manager já conhece Balanta há tempos. Badalado desde as categorias de base do River Plate, destaca-se por ser um zagueiro veloz e com boa qualidade técnica no pé esquerdo. No entanto, o defensor, que se sagrou neste ano campeão da Libertadores, carrega um histórico pesado de problemas físicos. Talvez por isso ainda não tenha tido chance no futebol europeu.

FRANK FABRA
lateral esquerdo
24 anos
colombiano
Independiente Medellín (COL)

Fabra

Titular nos quatro jogos da Colômbia nas eliminatórias da Copa do Mundo-2018, foi uma das principais revelações do futebol sul-americano em 2015. Com boa força no apoio ao ataque, tem capacidade também para atuar como meia-atacante pela esquerda. Mas quem quiser o jogador precisa se apressar, já que o Boca Juniors e o Porto estão na parada.

ALEXANDER MEJÍA
volante
27 anos
colombiano
Atlético Nacional (COL)

Ótimo marcador, faz parte do elenco da seleção colombiana há três anos e participou de quatro das cinco partidas do time na Copa do Mundo-2014. O jogador está emprestado até junho ao Atlético Nacional, clube em que começou a se destacar, mas possui vínculo com o mexicano Monterrey, que não parece muito interessa-lo em mantê-lo no elenco.

DANIEL TORRES
volante
26 anos
colombiano
Independiente Medellín (COL)

Acabou de estrear pela seleção colombiana, prova de que vive o melhor momento da sua carreira. Apelidado de "Cabezón", foi titular no empate contra o Chile e na derrota para a Argentina, em novembro, pelas eliminatórias.  Destaca-se pela dedicação em campo e pela liderança que exerce no Independiente Medellín.

MILER BOLAÑOS
meia-atacante
25 anos
equatoriano
Emelec (EQU)

Bolanos

Meia-atacante baixinho e habilidoso, é um dos destaques da surpreendente campanha do Equador, líder das eliminatórias da Copa-2018 com 100% de aproveitamento. Vive grande fase e já marcou mais de 40 gols só neste ano. Teve uma passagem rápida pelo Chivas USA, e sua saída do Emelec é apenas uma questão de tempo.

BRIAN LOZANO
meia-atacante
21 anos
uruguaio
Defensor Sporting (URU)

Criado nas categorias de base do Defensor Sporting, assumiu o posto de principal meia da equipe uruguaia depois da saída de Arrascaeta para o Cruzeiro. Assim como o antigo companheiro de time, é pequeno e extremamente técnico. Após conquistar o ouro no Pan-2015, Lozano estreou na seleção principal no segundo semestre. O América (MEX) tem interesse em contratá-lo.

MARCO RÚBEN
atacante
29 anos
argentino
Rosario Central (ARG)

Eleito a revelação do Campeonato Espanhol em 2010, quando defendia o Villarreal, Marco Rúben só conseguiu comprovar neste ano o potencial que o levou logo cedo para a Europa. Depois de passagens desastrosas por Evian (FRA) e Tigres (MEX), foi artilheiro do Campeonato Argentino pelo Rosario Central. O Dínamo de Kiev (UCR), dono dos direitos econômicos do jogador, pretende negociá-lo, mas certamente quer um bom dinheiro para liberá-lo, já que ele andou aparecendo até em listas de possíveis reforços do Barcelona.

HUMBERTO SUAZO
atacante
34 anos
chileno
desempregado

Suazo

O centroavante, famoso pela careca e pelo faro de gol mostrado ao longo de nove anos defendendo a seleção chilena, é uma aposta mais barata do que os outros da lista. Após rescindir contrato com o Colo-Colo (CHI) devido a problemas disciplinares, ele está livre para assinar com qualquer clube. Apesar da elevada idade, Suazo ainda pode ser útil para equipes que tenham dificuldade para fazer gols.

com colaboração de Rafael Takacs, do Futebol Latino

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.