Topo

Rafael Reis

Existe um Lionel Messi que você não conhece...

Rafael Reis

03/12/2015 07h50

Lionel Messi é volante, atua na quarta divisão francesa, joga pouco e não é muito adepto de fazer gols.

É claro que não estamos falando do astro argentino do Barcelona, eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo e indicado nesta semana como um dos três finalistas da Bola de Ouro-2015.

Mas o camisa 10 tem um xará no mundo do futebol. E, com exceção do nome, ele não tem nada a ver com uma das maiores estrelas do esporte no planeta.

Lionel Messi Nyamsi tem 20 anos, é natural de Yaoundé, capital de Camarões, e, desde 2014, atua no US Colomiers, clube da região de Toulouse que tem o futebol como segundo esporte –o principal é o rúgbi.

Messi

Mas nem atuando na CFA, o Campeonato Francês Amador, o quarto nível do futebol daquele país, o Messi genérico consegue fazer sucesso.

Levantar dados sobre o desempenho do jogador é uma tarefa hercúlea. Mas, aparentemente, o volante disputou apenas um jogo na atual temporada. Na passada, quando o Colomiers foi rebaixado da terceira divisão, ele atuou em cinco partidas.

Não consta no seu (nada confiável) histórico nenhum mísero golzinho desde que passou atuar no futebol francês, em 2011.

O Messi camaronês começou na equipe sub-17 do Toulouse Fontaines. No ano seguinte, participou de uma peneira no Angers, então na segunda divisão, e acabou aprovado.

A passagem pelo clube que hoje está no alto da tabela do Campeonato Francês e sonha com classificação para a Liga dos Campeões da Europa durou apenas uma temporada e lhe rendeu sucesso apenas pelo nome.

O genérico do astro nunca atuou pela equipe principal e, mesmo no time B, fez só cinco partidas.

O sobrenome Messi é bastante raro no mundo do futebol. Além dos dois Lionel, o astro do Barcelona e seu homônimo quase desconhecido do US Colomiers, há também um meia chamado Bruno que atua no Sanjoanense, da terceira divisão portuguesa.

No Niedernhausen, que disputa o equivalente à sétima divisão da Alemanha, também há um Messi, mas nesse caso é nome do goleiro Messi Azar, de origem afegã.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.