Topo

Rafael Reis

Com Neymar, geração 1990 chega à Bola de Ouro. Quem serão os próximos?

Rafael Reis

01/12/2015 07h50

A presença de Neymar entre os finalistas da Bola de Ouro-2015 tem toda a cara de passagem de bastão no protagonismo do futebol mundial.

Depois de oito anos consecutivos enfrentando adversários mais velhos ou da mesma geração que eles, Cristiano Ronaldo e Messi irão pela primeira vez disputar o prêmio de melhor do planeta com um jogador nascido nos anos 1990.

Primeiro representante da chamada Geração Z (originários da última década do século passado) a subir no pódio do prêmio, Neymar é de 1992, cinco anos mais novo que Messi e sete mais jovem que Cristiano Ronaldo.

Evidentemente, ele é apenas o primeiro, mas não será o único dos jogadores nascidos nos anos 1990 a disputar o prêmio.

A indicação da Fifa funciona como uma espécie de abertura de portas para que a geração do atacante brasileiro alcance o topo do futebol mundial.

Esse processo irá acontecer naturalmente nos próximos anos, seguindo o declínio físico e técnico de Messi e Cristiano Ronaldo e a evolução natural dos jovens candidatos a protagonistas.

O blog apresenta na sequência alguns dos garotos da Geração Z que podem brigar com Neymar pelo prêmio de melhor do mundo nos próximos anos.

Eden Hazard
Bélgica
Chelsea
Nascido em 1991
O meia-atacante é a principal estrela da seleção da moda, a Bélgica, líder do ranking da Fifa. Extremamente habilidoso, faz sucesso sobretudo entre os adolescentes. Vive uma fase ruim no Chelsea, assim como praticamente todo o elenco comandado por José Mourinho.

Hazard

James Rodríguez
Colômbia
Real Madrid
Nascido em 1991
Assombrou o mundo na Copa do Mundo do ano passado, foi contratado pelo Real Madrid para suceder Cristiano Ronaldo no papel de protagonista da equipe. Apesar de já ter tido alguns bons momentos, ainda não conseguiu explodir na Espanha. Vem sofrendo com problemas físicos.

Paul Pogba
França
Juventus
Nascido em 1993
Pérola desperdiçada pelas categorias de base do Manchester United, esse meia com corpanzil de volante e técnica dos melhores armadores apareceu como um furacão no futebol europeu nas duas últimas temporadas. Com as saídas de Pirlo, Vidal e Tevez, cabe a ele reconstruir dento de campo a Juventus, atual vice-campeã europeia.

Pogba 2

Memphis Depay
Holanda
Manchester United
Nascido em 1994
Teve ótimo desempenho na Copa-2014 mesmo sendo um garoto de apenas 20 anos. Contratado pelo Manchester United no início da temporada, começou muito bem, mas se deslumbrou e entrou em atrito com o técnico Louis van Gaal. Quando amadurecer, será craque pois reúne habilidade, explosão física e uma ótima finalização.

Memphis

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.