Topo

Rafael Reis

Assustado, ex-Palmeiras muda rotina devido a risco de terrorismo na Bélgica

Rafael Reis

26/11/2015 07h50

A primeira experiência de Leandro Pereira na Europa está longe de ser o que ele sonhava quando trocou o Palmeiras pelo Brugge, três meses atrás.

Mas o que mais incomoda o atacante nem são os 13 jogos sem marcar no novo clube, mas sim a sensação de medo com a qual está convivendo na Bélgica.

Desde os ataques terroristas conduzidos pelo Estado Islâmico em Paris, na França, no dia 13 de novembro, o país onde o ex-jogador do Palmeiras vive está em estado de apreensão.

O alerta de terrorismo na maior parte do território belga está no nível 3, que indica ameaça "possível e provável". Na capital, Bruxelas (a 100 km de Brugges), o alerta chegou à escala máxima, 4.

"A situação está bem crítica, o país inteiro está em estado de alerta. Eu e minha família estamos com um pouco de medo. A situação é muito complicada, a gente nunca viveu isso. É uma coisa que assusta bastante", disse o jogador, por telefone.

Leandro Pereira

A Bélgica entrou nos holofotes do terrorismo internacional porque um dos suspeitos do atentado em Paris, Salah Abdeslam, estava escondido em Bruxelas. A polícia local realizou várias prisões na Bélgica de pessoas que teriam ajudado o jihadista.

Devido à ameaça terrorista, dois dos oito jogos da rodada do último fim de semana do Campeonato Belga foram adiados. Na capital, escolas, shoppings e o metrô ficaram fechados de sábado até terça-feira.]

Leandro Pereira também tem tomado suas precauções. Pelo menos por enquanto, nada de restaurantes ou vida noturna. Sua mulher também deixou de ir aos estádios ver o marido jogar. O atacante, por obrigação contratual, não pode fazer o mesmo.

"A solução é essa: ficar em casa a maior parte do tempo para ficar mais protegido e não correr riscos", explicou.

Preocupado com o terrorismo, Leandro Pereira já admite, inclusive, que pode pedir para ser negociado caso haja um aumento na tensão na Bélgica. Afinal, a segurança vem em primeiro lugar.

"Por enquanto, as coisas estão difíceis, mas suportáveis. Mas é lógico que se a coisa ficar mais complicada, isso vai acontecer."

Leandro Pereira foi contratado pelo Palmeiras no início do ano e atuou como titular da equipe alviverde no primeiro semestre. Depois das chegadas de Lucas Barrios e Alecsandro ao clube para a disputa do Brasileiro, ele acabou negociado com o Brugge.

Seu time é vice-líder do Belga, mas o brasileiro não balançou as redes em nenhuma das 13 partidas que disputou.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.