Topo

Rafael Reis

Carnaval de Romário e garrafadas: os 11 maiores Real x Barça da história

Rafael Reis

19/11/2015 07h55

Sábado é dia de o planeta parar para ver uma partida de futebol. Mas não se trata da final da Copa do Mundo ou da decisão da Liga dos Campeões da Europa. Apenas, de mais um Real Madrid x Barcelona.

É óbvio que se referir ao mais esperado clássico do mundo como "apenas" é uma brincadeira. Afinal, nada no confronto entre os dois gigantes é pequeno.

A começar pelo maior atrativo da partida. O jogo vale a liderança do Espanhol e tem o técnico do Real, Rafa Benítez, na berlinda. Mas seu assunto número 1 é o provável retorno do maior craque do Barcelona, Lionel Messi, aos campos depois de quase dois meses fora.

O argentino é só um dos inúmeros astros do futebol mundial que ajudaram a construir a mística do clássico.

Relembramos abaixo dez Real Madrid x Barcelona históricos. A ordem das partidas não é de relevância, mas sim das mais recentes para as mais antigas. E são tantos jogos inacreditáveis que muita coisa boa acabou ficando de hora.

02/05/2009 – REAL MADRID 2 x 6 BARCELONA, CAMPEONATO ESPANHOL
Partida que resumiu a histórica primeira temporada de Pep Guardiola à frente do Barcelona. Os catalães jogavam fora de casa e tomaram um gol com 14 minutos de jogo, mas tiveram força não para virar, mas sim para humilhar o Real Madrid. O domínio foi tamanho que a goleada só não foi maior graças a vários milagres do goleiro Casillas.

Henry e Messi

10/03/2007 – BARCELONA 3 x 3 REAL MADRID, CAMPEONATO ESPANHOL
É possível falar que foi neste dia que Lionel Messi começou a entrar para a história. Então com apenas 19 anos, o argentino teve uma atuação de gala no Camp Nou. Marcou três vezes, a última, um golaço aos 43 min do segundo tempo, evitando a derrota em casa para o maior rival.

19/11/2005 – REAL MADRID 0 x 3 BARCELONA, CAMPEONATO ESPANHOL
O dia em que Ronaldinho, então o melhor jogador do mundo e astro maior do Barcelona, foi aplaudido em pé pela torcida do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. O comportamento incomum da torcida adversária aconteceu devido à atuação de gala do brasileiro, que fez um gol em que partiu do meio-campo e saiu enfileirando adversários.

23/04/2002 – BARCELONA 0 x 2 REAL MADRID, LIGA DOS CAMPEÕES
Ainda no começo da "era dos galácticos" do Real Madrid, o clube da capital conseguiu encerrar um jejum de 19 anos sem vencer o maior rival no Camp Nou. E a quebra do tabu foi dolorida para o Barcelona. Afinal, tratava-se da semifinal de uma Liga dos Campeões que seria vencida pelos merengues. Zinedine Zidane e o inglês Steve McManaman definiram a vitória do Real.

Soccer - UEFA Champions League - Final - Real Madrid v Bayer Leverkusen

07/01/1995 – REAL MADRID 5 x 0 BARCELONA, LIGA DOS CAMPEÕES
Um ano depois de tomar 5 a 0 do Barcelona, o Real Madrid conseguiu dar um o troco na mesma moeda. A partida consagrou o centroavante chileno Iván Zamorano, que saiu do Santiago Bernabéu com três gols, e marcou o fim do primeiro "Dream Team" do Barça, tetracampeão espanhol entre 1991 e 1994.

08/01/1994 – BARCELONA 5 x 0 REAL MADRID, CAMPEONATO ESPANHOL
Para cada gol no clássico contra o Real Madrid, um dia de folga no Carnaval. O acordo, selado entre o técnico holandês Johan Cruyff e o atacante brasileiro Romário, é uma das histórias mais saborosas do clássico. E como o Baixinho estava muito afim de ir para a folia no Rio de Janeiro, marcou logo três vezes e garantiu um fim de semana estendido de muita festa no Brasil.

26/06/1983 – REAL MADRID 2 x 2 BARCELONA, COPA DA LIGA ESPANHOLA
Antes de se consagrar na Copa do Mundo de 1986, Diego Maradona, então o principal jogador do Barcelona, conseguiu a proeza de ser ovacionado pela torcida do Real Madrid na casa do adversário ao marcar o segundo gol do empate por 2 a 2 na primeira partida da final da Copa da Liga. A razão de tantos aplausos: um gol em que o argentino driblou o goleiro e deixou um zagueiro com a bunda no chão antes de marcar.

17/02/1974 – REAL MADRID 0 x 5 BARCELONA, CAMPEONATO ESPANHOL
Meses antes de revolucionar o futebol mundial com a Holanda vice-campeã mundial de 1974, Johan Cruyff liderou o Barcelona dentro de campo na goleada por 5 a 0 sobre o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. O holandês só marcou um gol, mas comandou a equipe catalã nesse resultado histórico.

11/07/1968 – REAL MADRID 0 x 1 BARCELONA, COPA DEL GENERALÍSIMO
Talvez a partida que tenha mais acirrado a rivalidade entre os dois clubes em todos os tempos. Representante da resistência catalã à ditadura do general Francisco Franco, o Barcelona venceu a final da Copa del Generalísmo (atualmente Copa do Rei) dentro do Santiago Bernabéu. Revoltados com a não marcação de um pênalti, torcedores do Real lançaram inúmeras garrafas e outros objetos no gramado.

23/11/1961 – BARCELONA 2 x 1 REAL MADRID, CAMPEONATO EUROPEU
Depois de vencer as cinco primeiras edições do Campeonato Europeu (hoje, Liga dos Campeões), o Real Madrid conheceu sua primeira eliminação no torneio quando se deparou com o Barcelona já na primeira rodada. A vitória por 2 a 1 dos catalães no confronto de volta foi definida por uma cabeçada do brasileiro Evaristo de Macedo. A foto é considerada na Espanha como a melhor da história do clássico.

Evaristo 2

13/06/1943- REAL MADRID 11 x 1 BARCELONA, COPA DEL GENERALÍSIMO
Qualquer vitória por 11 a 1 entra para a história. Imagina então quando esse placar é aplicado em um clássico contra o seu maior rival. Foi o que o Real Madrid fez com o Barcelona na segunda partida da semifinal da Copa del Generalísmo. Curioso é que a diferença de nível entre as duas equipes nem devia ser tão grande assim, já que os catalães haviam vencido o jogo de ida por 3 a 0.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.