Topo

Rafael Reis

10 coisas que você não sabia sobre a Bélgica, nova líder do ranking da Fifa

Rafael Reis

05/11/2015 07h50

Seleção da moda, a Bélgica assumiu nesta quinta-feira a liderança do ranking da Fifa pela primeira vez na história.

O feito é o ápice da ascensão vivida pelo futebol do país desde que a geração de Courtois, Hazard e De Bruyne, todos estrelas de grandes clubes ingleses, assumiu o protagonismo na equipe.

Em seis anos, os belgas saltaram da 66ª colocação para o topo do ranking. Também encerraram na Copa-2014 um jejum de 12 anos sem participar do Mundial. E, em 2016, voltarão à Eurocopa depois de 16 anos de ausência.

Para celebrar a chegada da Bélgica à liderança da lista das seleções, o Blog do Rafael Reis separou dez curiosidades envolvendo os Diabos Vermelhos.

1 – CAPITÃO E CARTOLA

Líder e principal nome do sistema defensivo belga, o zagueiro Vincent Kompany, do Manchester City, também atua como dirigente de futebol. O capitão da seleção é dono, desde 2013, do BX Bruxelas, time que disputa a quarta divisão nacional e faz parte dos projetos sociais do jogador.

2- ESTRELA DE REALITY SHOW

Belgica

Estrela adolescente do Anderlecht, o atacante Romelu Lukaku, hoje no Everton, protagonizou um reality show na TV belga quando tinha apenas 16 anos. Em 2010, uma emissora local exibiu o programa De School Van Lukaku (A Escola de Lukaku), que mostrava o cotidiano e os anseios do jogador e seus colegas de sala em uma escola de Bruxelas.

3 – QUASE UM BRASILEIRO

Nas zonas mistas da Copa do Mundo, todo jornalista brasileiro grudava no meia Axel Witsel, do Zenit São Petesburgo. O jogador, que jogou uma temporada no Benfica, é fluente em português. Mas seu sotaque está mais para brasileiro que lusitano. Fruto da convivência com o atacante Hulk na Rússia.

4 – TRIÂNGULO AMOROSO

Trio

O clima também já pesou no vestiário da Bélgica. O meia Kevin de Bruyne, do Manchester City, teve um conflito com o goleiro Thibaut Courtois, do Chelsea, depois de descobrir que uma ex-namorada o havia traído com o arqueiro. Ela também disse que Courtois lhe proporcionou "experiências que ela jamais havia tido com De Bruyne". Oficialmente, os companheiros de seleção já se entenderam sobre o caso. Mas…

5 – LÍNGUA OFICIAL

Para não incentivar ainda mais a rivalidade existente entre as regiões do país, que possui três línguas oficiais (francês, flamengo e alemão) e vive enfrentando ondas de separatismo, a seleção belga adotou o inglês como idioma. É nessa língua que os materiais de imprensa são confeccionados. As entrevistas coletivas dos jogadores também são, preferencialmente, em inglês.

6- CASOS DE FAMÍLIA

Não se assuste se ver um outro Lukaku ou um outro Hazard vestindo as cores da Bélgica. Tanto o centroavante do Everton quanto o astro do Chelsea têm irmãos na mira da seleção. O lateral esquerdo Jordan Lukaku, que defende o local KV Oostende, estreou pela equipe na goleada por 4 a 1 sobre Andorra, no mês passado. Já o meia Thorgan Hazard, do alemão Borussia Mönchengladbach, disputou um amistoso contra os EUA em 2013.

7 – SELEÇÃO DE IMIGRANTES

A seleção belga é uma síntese da mistura racial e de povos que forma a Europa atual. O time está cheio de imigrantes ou filhos de estrangeiros que foram tentar a sorte no país. O lateral direito Luis Cavanda, do Trabzonspor (TUR), nasceu em Angola, e o atacante Christian Benteke, do Liverpool, na República Democrática do Congo. Kompany e Lukaku são descendentes de congoleses. Fellaini, Chadli e Bakkali, de marroquinos. O volante Nainggolan tem família na Indonésia, o ataque Origi, no Quênia, e o meia Witsel, em Martinica.

8 – ÍDOLOS NO BANCO

Os ídolos da Bélgica não estão apenas dentro de campo. Os treinadores das principais categorias da seleção foram ex-jogadores consagrados. Quem dirige o time adulto é Marc Wilmots, maior artilheiro belga na história das Copas do Mundo, com cinco gols. No time sub-21, quem dá as cartas é Enzo Scifo, meia que passou 14 anos na seleção e disputou quatro Mundiais. Já a equipe sub-19 é comandada pelo ex-atacante Gert Verheyen, que participou das Copas de 1998 e 2002.

9 – TOQUE DE BRASIL

Igor

Luís Oliveira, ex-atacante maranhense, passou praticamente a década de 1990 inteira jogando pela seleção da Bélgica e chegou a disputar a Copa de 1998. Mais recentemente, entre 2009 e 2012, o atacante paulista Igor de Camargo, atualmente no Genk, também fez parte da equipe.

10 – TÍTULO QUE O BRASIL NÃO TEM

Ao longo de toda a história, a Bélgica só conquistou um título no futebol, justamente aquele que o Brasil mais persegue. Em 1920, os belgas conquistaram em casa o ouro olímpico em uma final controversa contra a Tchecoslováquia –os tchecos abandonaram o gramado em protesto contra a arbitragem e perderam inclusive a medalha de prata.

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.