Topo

Rafael Reis

Segundonas da Europa tem até ex-jogadores da seleção brasileira

Rafael Reis

22/10/2015 09h05

Eles já foram protagonistas de grandes times do futebol brasileiro, tiveram momentos de sucesso na Europa e, em alguns casos, passaram até mesmo pela seleção.

Mas, hoje estão longe do glamour da elite. Continuam na Europa, mas em competições de segunda divisão. Enfrentam adversários menos conhecidos e que, na maioria das vezes, não tiveram tantas oportunidades na carreira quanto eles.

As Séries B dos principais Nacionais do Velho Continente estão repletas de jogadores brasileiros. E alguns deles, vocês conhecem muito bem.

ANDRÉ SANTOS

Depois de disputar o último Campeonato Paulista pelo Botafogo e até ser pego no doping (testou positivo para o diurético Hidroclorotiazida), o ex-lateral esquerdo do Corinthians e do Arsenal de 32 anos escolheu a calma da segunda divisão suíça para recomeçar.

Seu Wil 1900 ocupa a quarta posição na competição. E André Santos, depois de um bom começo com gols e assistências, passou os últimos jogos como opção no banco de reservas.

Andre Santos

BETÃO

Aos 31 anos, o ex-zagueiro e capitão do Corinthians decidiu no meio do ano retornar ao francês Evian depois de uma rápida passagem de seis meses pelo Dínamo de Kiev, outro clube que ele já havia defendido.

Mas ao contrário da primeira ida ao Evian, quando enfrentou PSG e Lyon na elite francesa, Betão agora se deparou com a segunda divisão.  Sua equipe é a quinta colocada em um torneio em que só sobem dois, e o brasileiro é titular absoluto da defesa.

GIVA

Um dos jovens que teve a prioridade de venda negociada pelo Santos com o Barcelona durante a transferência de Neymar, o atacante Giva, 22, foi mesmo parar na Catalunha. Mas seu destino não foi o Barça, mas sim o Llagostera, da segunda divisão espanhola.

Depois de perder espaço no clube que o revelou e não renovar seu contrato, no fim do ano passado, o jogador ainda passou pelo Coritiba no primeiro semestre antes de se mudar para a Espanha.

Giva só agora se firmou como titular do Llagostera, que ocupa uma modesta 16ª colocação no campeonato e parece longe de brigar pelo acesso. Em oito jogos, ele marcou apenas dois gols.

LUCAS PIAZÓN

Após ser emprestado para times de Espanha, Holanda e Alemanha nas últimas temporadas, o atacante Lucas Piazón, 21, ex-São Paulo, afirmou ao Chelsea, clube dono dos seus direitos econômicos, que gostaria de jogar na Inglaterra neste ano.

A solução encontrada pelo time londrino foi mandá-lo para a Championship. Apesar de ter feito apenas um gol até o momento, o brasileiro tem ajudado o Reading a se manter na briga para retornar à Premier League.

O clube de Lucas Piazón é o terceiro colocado na segunda divisão inglesa e hoje disputaria os playoffs para subir à elite.

SANDRO

Ex-jogador da seleção principal e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o volante Sandro, 26, não foi até a segunda divisão inglesa. Foi a Championship que chegou até ele.

O atleta revelado pelo Internacional foi rebaixado com o Queens Park Rangers na temporada passada e resolveu continuar por lá neste ano.

Envolto em problemas físicos, o brasileiro só estreou na temporada em outubro, mas já se tornou titular da equipe, décima colocada na competição.

Sandro

TADDEI

O meia revelado pelo Palmeiras e que atuou por uma quase uma década na Roma não parou, apenas deixou o clube da capital italiana para se aventurar na segunda divisão do calcio.

Rodrigo Taddei, 35, é o hoje o camisa 10 do Perugia, time que luta contra o rebaixamento para a terceira divisão. Mas a temporada do brasileiro até aqui se resume a seis minutos de um jogo válido pela Coppa Italia.

 

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.