Topo

Rafael Reis

Em ritmo de gols, Lewandowski já supera auges de Messi e Cristiano Ronaldo

Rafael Reis

12/10/2015 09h06

Gol de Lewandowski. Não é à toa que essa frase simples se transformou em um meme na internet nos últimos dois meses.

O ritmo com que o centroavante grandalhão do Bayern de Munique tem balançado as redes na atual temporada é mais frenético até do que o dos auges de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

O gol da vitória por 2 a 1 sobre a Irlanda, domingo, que classificou a Polônia para a Eurocopa-2016, foi o 22º de Lewandowski em apenas 15 jogos desde as férias de meio de ano.

A média de  1,47 gol por partida é assustadora até para quem está acostumado a ver as brigas por artilharia travadas por Messi e CR.

Lewandwoski comemora um dos seus três gols contra o Dínamo Zagreb, pela Liga dos Campeões

Lewandwoski comemora um dos seus três gols contra o Dínamo Zagreb, pela Liga dos Campeões

Na melhor temporada de sua carreira, a 2011/12, o craque argentino teve média de 1,25 gol/jogo (80 tentos em 64 apresentações). Já Cristiano Ronaldo nunca foi além do 1,1 gol/jogo (66 balançadas de rede em 60 partidas) da temporada passada.

Artilheiro do Campeonato Alemão e vice da Liga dos Campeões, Robert Lewandowski ainda igualou o recorde de 13 gols em uma única edição de eliminatórias da Eurocopa que havia sido estabelecido pelo norte-irlandês David Healy no qualificatório para o torneio de 2008.

Outro momento histórico deste início de temporada do polonês foram os cinco gols marcados em nove minutos, depois de sair do banco de reservas, no 5 a 1 aplicado pelo Bayern contra o Wolfsburg, em 22 de setembro.

Apesar de não ter tido um primeiro semestre tão fantástico quanto os últimos dois meses, os feitos históricos de Lewandowski o credenciam a brigar com Suárez e até mesmo Neymar pelo terceiro posto entre os finalistas do prêmio de melhor do mundo.

Afinal, nem Messi e Cristiano Ronaldo, que certamente estarão na cerimônia mais uma vez, já balançaram as redes no mesmo ritmo que o craque polonês.

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.